14 abril 2016

Dicas sobre Fotografia - Nossa Colaboradora Tamires Ross

Olá, meninos e meninas, tudo bem com vocês?

Ainda não havia contado para vocês, mas, a partir de hoje, todas as quintas feiras, minha querida amiga Thamires trará Dicas de fotografia para vocês. Para quem não a conhece  a Tamires Ross, tem um blog chamado Realidade Intensa.

Então, vamos as dicas da Tami: 

 Sou fotografa (amadora), mas desde pequena fui interessada por esse meio. Meu padrinho sempre fotografou e filmou festas, e principalmente euzinha (só para dar uma descontraída). 
 Trabalho com alguns ensaios, e faço cobertura fotográfica em festas, e então decidi esse meio de festas para falar um pouco, ou melhor, dar uma dica para vocês hoje. 




Antes de tudo vou deixar claro que as dicas que irei dar é com base da minha experiência, se alguém tiver mais dicas pode deixar nos comentários, o intuito é ajudar. 
Bom antes de tudo na contratação da pessoa que você irá contratar para sua festa você precisa estabelecer um orçamento, só assim você irá saber se contrata alguém profissional, ou algo mais em conta. 
 Lembrando que muitos amadores tiram fotos incríveis, e seus trabalhos valem a pena sim, mas antes de tudo se informe sobre tudo.

Festas de crianças: 
  Se for festa de criança você deve procurar acima de tudo alguém que goste de criança, acha isso meio obvio? Pois é! Eu digo isso pois já vi muitos casos de pessoas insatisfeitas com profissionais, não pela qualidade de imagem, e tudo mais, mas sim, por elas não conseguirem atender o seu pedido.
 Aí vocês me perguntam o por que?
 Como nós sabemos criança é algo que exige muito, mas muito trabalho. Temos que realmente gostar. Criança chora, criança pula, criança ignora, criança faz o que quer, então se você contratar alguém que não tenha paciência, disposição, que apenas irá lá parar fazer seu papel de fotografo, meu caro, você tem chances de se decepcionar. 
 Agora se no caso você é um fotografo amador, e fechar contrato com alguém para festa é importante saber o que seu cliente quer. Sério mesmo, já aconteceu com pessoas conhecidas amadoras de irem fotografar pois é festa de amigo, e não conversar apenas NADA, e a pessoa não gostar do trabalho.
Tem mães que exigem mais fotos de decoração, mamães que exigem mais fotos da criança, outras mais fotos da família, e por ai vai, então fica a dica, converse e MUITO com seu cliente, de ideias, dicas, isso irá melhorar não só seu relacionamento com ele, como também fará de você um ótimo profissional durante a festa. 


Casamentos: 
Casamento se aplica a mesma coisa, em relação a orçamentos para a procura de profissionais, e também se você for convidado para cobrir algum.
 Alguns coisas são diferentes, casamento muda muito, desde o local, como horário, tema. Alguns contratos não são apenas para cobrir a cerimonia apenas, e a festa, claro, é super normal as noivas contratarem fotografo para registrar seu preparo, as vezes até o noivo entra nessa. 
 Então volta a velha dica, converse com seu cliente, procure saber o que ela quer. Muitas vezes eles nem irão saber como te dizer, então estude muito, pesquise, tenha ideias, procure fazer fotos que registre esse momento tão especial, e que seja marcante.

Festas de 15 anos: 
Para festa de 15 anos, se você for contratar, sim, as mesmas coisas dos outros dois. Mas agora se você for fotografar, algumas coisas mudam, claro. 
 Vale muito a pena criar pacote que inclui a cobertura da festa, e um book. Muitos querem fotos do book para a hora da festa, e muitas vezes não possuem condições para as duas coisas (book, e festa), então fica essa dica, criar pacotes acessíveis para essa data. 
 Procure saber bem o que a pessoa quer, fale com os pais, mas também fale com a filha, temos que saber ouvir ambos. Muitos só dão ouvidos aos pais (pois eles quem vão dar seu salário), mas esqueçam que as fotos irão ser utilizadas pela aniversariante, e muitos casos ficam a desejar. Faça fotos incríveis, procure jogo de luzes, desfoque também fica incrível para esse tipo de evento; procure tirar fotos da aniversariante com os amigos, mas não aquela tipica chamando o pessoal, tire fotos de longe, a mais conhecida por "fotos desprevenida", ficam incríveis, sempre.  


Mas Tamires quanto eu devo cobrar? 
Bom preço é uma coisa mais complicada. Vai depender da sua experiencia, se vai ser você ou mais alguém, claro, o tipo de serviço que irá prestar, sua deslocação, que equipamentos você utiliza.
O importante é sempre ficar por dentro do valor que os profissionais da área cobram, devemos sempre nos basear, nunca cobrar muito barato, e nem muito caro.

Bom acho que por hoje é isso, foram as coisas que fui me recordando aos poucos, qualquer dúvida, ou algo a acrescentar fiquem a vontade.
Usem e abusem da sua imaginação, e sempre estejam dispostos a mudança.

Espero que tenham gosta, e que eu tenha ajudado vocês.
Um beijo grande e até a próxima. 

Para conhecer o Blog da Tami, Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário